Tipografia Mirandela, Loures
Devidamente autorizados pelo Instituto Português de Arqueologia, a ERA-Arqueologia realizou, em 2006, trabalhos para a EnviEstudos, Lda. no âmbito do Descritor Património do Estudo de Impacte Ambiental para a Tipografia Mirandela, situada nas freguesias de Santo Antão e Loures, concelho de Loures.
Os labores desenvolveram-se em três fases: pesquisa prévia para obtenção de dados relativos à área em estudo; prospecções sistemáticas nas áreas de afectação pela edificação da Tipografia e respectiva ligação à Rede Eléctrica Nacional (vala subterrânea); elaboração de um parecer técnico sobre os elementos patrimoniais identificados, avaliação de impactes e propostas de medidas de minimização.
Durante os trabalhos de prospecção foram identificados 2 elementos de interesse etnográfico, 3 de interesse arquitectónico e 3 de interesse arqueológico (já conhecidos, mas não relocalizados). Uma vez que a Tipografia Mirandela já se encontrava em fase de construção e já se haviam desenvolvido actividades no sub-solo, consideraram-se nulos os impactes decorrentes da implantação do projecto e não se preconizaram quaisquer medidas de minimização de impacte para esta parte.
De salientar que, da observação do terreno, não se detectaram quaisquer vestígios de destruição de elementos de valor patrimonial decorrentes das actividades de implantação deste empreendimento. Para a área a afectar pela vala para colocação dos cabos de ligação à REN propôs-se o acompanhamento arqueológico com o intuito de identificar quaisquer vestígios patrimoniais existentes e salvaguardar os já identificados.