IC13 – Alter do Chão/Portalegre, Chocanal
A intervenção arqueológica realizada no sítio do Chocanal enquadrou-se numa perspectiva de avaliação prévia do potencial arqueológico da zona a afectar pelas obras de construção do IC13 – Alter do Chão/Portalegre (incluindo a ligação ao Crato e Flor da Rosa), promovidas por Estradas de Portugal (EP). Concretizada entre 28 e 31 de Julho de 2006, surgiu na sequência das medidas de minimização propostas no relatório do Estudo de Impacte Ambiental.
As prospecções realizadas identificaram quatro potenciais sítios arqueológicos em plena área de afectação, entre outros em áreas mais limítrofes. Para o sítio do Chocanal foi proposta a realização de quatro sondagens (2m x 6m) separadas 20 metros entre si, tendo estes trabalhos sido adjudicados ao consórcio ERA-Arqueologia/OMNIKNOS em Maio de 2006.
As sondagens arqueológicas efectuadas visaram a caracterização científica e patrimonial dos vestígios arqueológicos no local e a minimização do risco de afectação negativa do sítio pelas obras previstas para este espaço. Permitiram que o promotor do empreendimento (EP) e o Instituto Português de Arqueologia dispusessem de uma base de informação suficiente para decidir definitivamente do conteúdo das medidas de minimização a aplicar face ao impacte previsto para a área especifica deste sítio.
Os resultados desta intervenção permitiram verificar a inexistência de qualquer estrutura ou contexto arqueológico preservado na área de afectação. Desta forma, o nosso parecer foi no sentido de libertar esta zona para acompanhamento arqueológico de obra.