IC13 – Alter do Chão/Portalegre, Flor da Rosa
A intervenção arqueológica realizada, entre 10 e 13 de Abril de 2007, no sítio da Flor da Rosa enquadrou-se numa perspectiva de avaliação prévia do potencial arqueológico da zona a afectar pelas obras de construção do IC13 – Alter do Chão/Portalegre (incluindo a ligação ao Crato e Flor da Rosa), promovidas por Estradas de Portugal.
Estes trabalhos surgiram na sequência das medidas de minimização propostas no relatório do Estudo de Impacte Ambiental, tendo os trabalhos de prospecção realizados no âmbito do património identificado quatro potenciais sítios arqueológicos em plena área de afectação, entre outros em áreas mais limítrofes.
Para o sítio da Flor da Rosa foi proposta a realização de quatro sondagens de 2m X 6m separadas 20 metros entre si. Estas tiveram como objectivos a caracterização cientifica e patrimonial dos vestígios arqueológicos no local e a minimização do risco da afectação negativa do sítio pelas obras previstas para este espaço.
Os resultados desta intervenção permitiram verificar a inexistência de qualquer estrutura ou contexto arqueológico preservado na área de afectação. Desta forma, o nosso parecer foi no sentido de libertar esta zona para acompanhamento arqueológico de obra.