Rua de Gondarém, Porto
Tendo em vista a construção, em 2008, de um parque de estacionamento subterrâneo no troço da Rua de Gondarém entre as Ruas do Padrão e da Agra, a ERA-Arqueologia efectuou treze sondagens com o fim de avaliar o potencial arqueológico da área a afectar pela construção deste empreendimento.
Os resultados das sondagens manuais permitiram perceber a ausência quase total de vestígios arqueológicos nas áreas avaliadas. Apenas foi detectada uma estrutura que poderia tratar-se de um aqueduto ou de uma estrutura de saneamento, construído em pedra aparelhada de granito.
Foram também identificados níveis de areia e de cascalheiras relacionados com antigas linhas de costa, mas sem que fossem detectadas quaisquer materialidades artefactuais. A maioria dos depósitos identificados consistiu em níveis de aterro, quer para nivelamento da rua, quer como enchimento de valas de infra-estruturas contemporâneas.
Devido à profundidade a que foi construído, cerca de 6,60m, não foi possível avaliar de um ponto de vista patrimonial o caneiro que cruza este troço de Rua, aproximadamente na sua zona central, junto ao desnível para a Rua de Rui Barbosa.