Paço dos Negros, Almeirim
A escavação arqueológica realizada, em 2007, no terreno anexo ao Pórtico do Paço dos Negros teve como objectivo a avaliação do potencial científico e patrimonial do sítio, tendo-se para isso efectuado sete sondagens. A aldeia de Paço dos Negros localiza-se na freguesia de Fazendas de Almeirim, concelho de Almeirim e distrito de Santarém.
Em termos metodológicos, optou-se por remover a gravilha e depósito de aterro recente com meios mecânicos. Após o início da escavação manual, verificou-se que os depósitos eram aterros ou arqueologicamente estéreis, razão pela qual se optou pela realização de sondagens mecânicas.
Nas sondagens 1, 2 e 3 registou-se a presença de um muro, de alvenaria, construído com calhaus e blocos de calcário e seixos de quartzito, em bruto, ligados por uma argamassa dura, de cor branca. A estrutura foi interpretada como sendo o muro de delimitação da propriedade, uma vez que era igualmente visível nos limites Este e Sul do referido terreno. A ausência de materiais nos depósitos escavados em associação com este muro inviabilizaram a atribuição de cronologias.
Relativamente às sondagens 4, 5, 6 e 7, realizadas exclusivamente na plataforma inferior, estas revelaram, de uma forma genérica, a mesma estratigrafia, que se resumia a um depósito de aterro assente numa camada arenosa, sem materiais, interpretada como substrato geológico. A escavação apenas registou uma estrutura, para a qual não foi possível aferir cronologia. Nas restantes sondagens não se registou qualquer contexto arqueológico, indiciando um reduzido valor patrimonial para esta área.