IC17 – CRIL, lanço Buraca / Pontinha
Esta intervenção respeitou às especificações de salvaguarda do património cultural, directa ou indirectamente afectado no decurso das actividades de construção da CRIL, sublanço Buraca/Pontinha. Este sublanço desenvolve-se na área Metropolitana de Lisboa, principalmente no concelho da Amadora (freguesias da Buraca, Damaia, Falagueira, Venda Nova e Brandoa) e marginalmente nos concelhos de Lisboa (Benfica) e Odivelas (Pontinha).
Foram recolhidas e anotadas as referências bibliográficas respeitantes ao património arqueológico existentes na área afecta ao projecto, identificadas no decurso da pesquisa efectuada em diferentes bases de dados, em referências bibliográficas de artigos ou relatórios consultados. Procedeu-se também à análise dos processos de trabalhos arqueológicos realizados no Concelho da Amadora e Lisboa, existentes e disponíveis para consulta pública no arquivo do IPA.
Este troço, regra geral, desenvolve-se numa zona densamente urbanizada, encontrando-se em áreas ocupadas por vias rodoviárias e ferroviárias, bairros de habitação clandestina, antigas quintas arruinadas, por vezes utilizadas para pequenas hortas, sendo praticamente inexistentes as áreas livres passíveis de se realizar prospecção arqueológica sistemática.
Por este motivo, os trabalhos arqueológicos de campo consistiram na realização de uma batida da área do traçado da via, no sentido de se proceder ao registo do património edificado a ser afectado. Após o trabalho de campo, todas as evidências patrimoniais foram revistas, avaliadas ou reavaliadas quanto ao seu valor patrimonial, valor de impacte e proposta de medidas de minimização.