Área de Protecção da Villa das Almoínhas, Loures (3ª intervenção)
Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva de prevenção e minimização de impactes sobre eventuais contextos arqueológicos detectados em área a ser afectada pela construção de uma escadaria relativa à obra da LIDL & Companhia, em Loures, no local correspondente ao sítio romano da Villa das Almoínhas. Paralelamente, visaram a caracterização e registo das realidades arqueológicas exumadas.
A intervenção consistiu na escavação arqueológica manual numa área total de cerca de 78 m2, embora parte se encontrasse já no nível geológico. Permitiu-se a identificação de três muros em pedra basáltica datáveis do período romano e de vários depósitos preservados associados a duas sepulturas enquadráveis no mesmo período cronológico.
A sepultura 1, conservada apenas em parte, uma vez que já havia sido afectada no decurso de trabalhos prévios de movimentação mecânica de terras, apresentava planta rectangular, estruturada e com cobertura de tegulas. A sepultura 2, também de planta rectangular, não apresentava qualquer estruturação nem vestígios de cobertura.
Em ambas as sepulturas foi identificado espólio votivo bem conservado, a par de um total de duas dezenas de cavilhas em ferro, que constituem indícios de uma prática funerária de inumação. De destacar ainda o aparecimento de duas moedas na sepultura 1.
As estruturas identificadas foram desmontadas, após a autorização do IGESPAR, tendo ficado toda a área intervencionada no nível geológico. Já o identificado na área 2, parcialmente desmontado, foi protegido por tela geotêxtil. Desta forma, o nosso parecer foi no sentido de se libertar a área intervencionada para a obra.