Bloco 9 - Estrela 1
Perante a quantidade e importância dos sítios proto-históricos identificados, durante as prospecções arqueológicas promovidas pela EDIA, foi criado um bloco de trabalho destinado à minimização de impacte patrimoniais do regolfo da Barragem do Alqueva e ao estudo histórico dos habitats e necrópoles proto-históricas localizados na margem esquerda do rio Guadiana, nomeadamente nas áreas dos concelhos de Mourão e Moura.
O enquadramento cronológico deste sítio pode ser obtido a partir das cerâmicas recolhidas. A presença de alguns “fósseis indicadores”, permite-nos supôr uma ocupação contínua deste local durante os séculos VIII/VII a.C., nos quais comunidades indígenas, com uma cultura material típica da Idade do Ferro, começam a adquirir recipientes cerâmicos “orientalizantes”. Pela presença de materiais de cerâmica romana ficou atestada uma ocupação desse período.
O sítio da Estrela 1 deve consistir num pequeno estabelecimento rural, ocupado durante a Idade do Ferro, integrado numa rede de povoamento, da qual fazem parte, também, os sítios do Monte da Pata, Cerros Verdes 4, Monte das Candeias 3 e Castelo das Juntas.