Sítio de Trigaches 13, São Brissos, Beja
A intervenção arqueológica efectuada no sítio de Trigaches 13, São Brissos, numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património cultural resultantes das obras de execução do bloco de rega do Pisão (S. Brissos, Beja), promovida pela EDIA, S.A. decorreu entre os dias 6 e 18 de Fevereiro de 2008.
Os trabalhos surgiram da identificação de concentrações pétreas que indiciavam a existência de uma possível estrutura preservada em local a afectar pela execução de um caminho. Após a identificação destas evidências pela equipa de acompanhamento arqueológico da obra, preconizou-se a realização de escavações arqueológicas manuais numa área de 62 m².
Visou-se a caracterização e a avaliação do valor científico e patrimonial dos vestígios arqueológicos do sítio, assim como a definição dos seus limites espaciais, de forma a obter um diagnóstico arqueológico. Este permitiu recolher dados acerca do efectivo impacte do programa de trabalhos sobre eventuais contextos arqueológicos na área afecta ao projecto.
A escavação manual/mecânica dos contextos superficiais resultou na identificação de uma estrutura pétrea parcialmente preservada. Na base da estratigrafia foi identificado um conjunto de manchas de sedimento que poderia corresponder ao topo dos enchimentos de possíveis estruturas negativas, que, no entanto, pelos resultados obtidos, não foram passíveis de confirmação devido à irregularidade dos contornos das manchas referidas.
Visto que estas realidades se encontravam abaixo da cota de afectação, preconizou-se como medida de minimização a selagem da sondagem com geotêxtil.