Ecomuseu do Seixal, colecção de numismática
No ano de 2008, a ERA-Arqueologia levou a cabo a avaliação do estado da colecção de numismática intervencionada, em 2004, no Ecomuseu do Seixal, bem como a identificação das necessidades de intervenção e a especificação de outras necessidades de conservação da colecção.
Este lugar tem por missão perpetuar a memória do concelho do Seixal, preservando o acervo em reserva, e consubstanciar os processos de investigação, incorporação, inventariação, conservação e divulgação do valioso conjunto.
A colecção de numismática é composta por 319 moedas. Por questões de trabalho, dividiu-se a mesma em duas: colecção intervencionada (199) e colecção por intervencionar (120). Está classificada por subcolecções com o nome dos locais de proveniência, data de recolha e referência.
Assim, a título de exemplo, ao analisarmos as necessidades de conservação, constatámos que era necessário proceder à limpeza de superfície, através da remoção de sujidades superficiais e da remoção parcial ou total das camadas de protecção, terras e camadas ou depósitos de produtos de corrosão.