Sítio de Xancra II, Cuba (2ª fase de trabalhos arqueológicos)
Esta intervenção correspondeu a uma segunda fase de trabalhos arqueológicos efectuados no sítio Xancra II, Cuba, numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património cultural resultantes das obras de implementação do Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito - Pisão, tendo decorrido entre 14 de Fevereiro e 7 de Março de 2008.
Os 264 m2 escavados neste sítio, distribuídos pelas áreas entre as 4 sondagens previamente realizadas, revelaram a presença de uma necrópole aparentemente com diversos enterramentos preservados em cada uma das 54 sepulturas registadas, conforme se pôde observar nos cortes das sondagens 2 e 3 realizadas na 1ª fase dos trabalhos.
Para além da necrópole, identificaram-se outros depósitos e possíveis estruturas negativas tipo fossa e fosso/vala que era necessário escavar, não estando previstos alargamentos para fora da área de afectação no caso destas últimas estruturas.
Assim, os trabalhos realizados permitiram identificar as seguintes realidades: 54 sepulturas, 8 das quais situadas nos alargamentos das sondagens 2 e 3, não sendo afectadas pela abertura directa da vala, e 23 necessitando de alargamento prévio à sua intervenção; 15 estruturas negativas tipo vala e possíveis fossos; 8 estruturas negativas tipo fossa, 1 das quais fora da área de afectação e 2 necessitando de alargamento prévio à sua intervenção.
Refira-se que, como medida de minimização temporária, as sepulturas 33, 34, 37 e 49, 2 e 3 foram cobertas com manga plástica para que os enterramentos parcialmente a descoberto não ficassem expostos.