Escultura “As Três Graças”, Praça de Londres, Lisboa
Os trabalhos de conservação e restauro na escultura “As Três Graças”, localizada na Praça de Londres, em Lisboa, e sob a alçada da Câmara Municipal, foram realizados durante os meses de Novembro e Dezembro de 2008. A intervenção na referida escultura foi a seguinte: identificação e registo das patologias, limpeza por via húmida, remoção de grafites, saneamento de juntas e aplicação de anti-grafite.
Do ponto de vista da conservação e restauro, os objectivos foram concretizados. Conferiu-se ao monumento uma maior estabilidade físico-química, através de limpezas, reconstrução de juntas e tratamento da superfície. Uma estrutura descontínua devido a faltas ou deformações criaria, neste caso, um sistema incoerente de drenagem, levando a infiltrações não controladas e consequente aparecimento de crostas estranhas, colonização biológica muito persistente e uma progressão inesperada de deformações.
Em relação aos grafites que não foram completamente removidos, mesmo depois de terem sido testados e aplicados vários processos, foi possível obter uma integração harmoniosa do conjunto. Somos da opinião de que por muito que tais patologias tornem menos atractiva a escultura é sempre preferível estas ficarem como estão, pois a sua remoção implicaria uma actuação mais agressiva que causaria danos irreparáveis.
Em relação à manutenção, aconselhámos uma nova acção de limpeza e reforço de protecções passados três anos. No caso de se verificarem a existência de grafitis, estes deveriam ser removidos de imediato, uma vez que alguns dos polímeros que compõem as tintas se tornam de remoção mais difícil com o passar do tempo.