Pedreira de Vale das Pedras, Cadaval
Os trabalhos realizados, em 22 de Abril de 2009, no âmbito do Descritor Património do Estudo de Impacte Ambiental da Pedreira Vale das Pedras (Lamas/Cadaval) consistiram na realização de prospecções sistemáticas na área prevista para a ampliação da exploração da pedreira, área envolvente e respectiva avaliação do quadro de referência.
O estudo de impactes patrimoniais para a área do projecto da pedreira de Vale das Pedras teve como resultado a identificação de uma única ocorrência patrimonial, um moinho de vento, cujo engenho já não se encontrava presente, sendo apenas possível observar as paredes edificadas, em alvenaria, e uma escadaria em pedra no seu interior. Este elemento encontrava-se fora da área da propriedade, junto ao limite da futura área a afectar pela exploração da pedreira.
O facto de cerca de 90% da área prospectada apresentar visibilidade nula ou muito reduzida foi sem dúvida uma forte condicionante à identificação de eventuais ocorrências patrimoniais. Deste modo, propôs-se que a área fosse desmatada em momento anterior à execução do projecto para que, em prospecção, pudessem ser identificados vestígios de carácter patrimonial no espaço abrangido pelo projecto.
Como medidas acrescidas de mitigação, sugeriu-se o acompanhamento arqueológico dos primeiros níveis estratigráficos a afectar no âmbito da exploração da pedreira, bem como a monitorização arqueológica periódica para identificação e avaliação de possíveis algares cársicos com ocupação humana na área.