Herdade do Roncão, Reguengos de Monsaraz, Monte Roncão 8
No âmbito do Processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do Projecto do Campo de Golfe do Monte Roncão D’El Rey, Herdade do Roncão, Reguengos de Monsaraz, foram realizados trabalhos arqueológicos com carácter de diagnóstico no sítio Monte Roncão 8.
Em anteriores trabalhos de prospecção neste local (Silva, 1999 e Jacinto, 2008) havia sido identificada uma mancha de materiais de construção cuja origem não estava totalmente esclarecida. Importava compreender se ali se encontrava um sítio arqueológico, bem como o seu potencial científico, ou se estes materiais se poderiam enquadrar numa grande mancha de materiais de construção, dispersos de forma progressiva, que seriam testemunho do processo de ruína do Monte Roncão d’El Rey.
Foram realizadas duas sondagens com o objectivo de clarificar esta realidade, não tendo sido identificados contextos arqueológicos que permitissem apontar um sítio arqueológico no Monte Roncão 8. Em ambas apenas se verificou a presença de um nível onde crescia o coberto vegetal, com fragmentos ocasionais de cerâmica de construção somente à superfície. Os materiais de construção observados são pequenos fragmentos de telha de meia cana e de tijolo burro, característicos de diferentes momentos cronológicos.
Deste modo, foi plausível enquadrar estes materiais na referida mancha de materiais provenientes do abandono do Monte Roncão d’El Rey, não tendo sido identificados contextos arqueológicos preservados ou materiais arqueológicos de outro tipo.
Segundo o parecer da Comissão de Avaliação (Abril de 2009), no qual se preconizou a realização de trabalhos arqueológicos (sondagem, escavação) na mesma localização apontada pela bibliografia para o sítio Monte Roncão 8, e após a realização do diagnóstico arqueológico no local em questão, a continuação dos trabalhos de desmatação, remoção de terras e afectação do subsolo deveriam prosseguir com acompanhamento arqueológico.