Rua Vasco da Gama, nº 81, Peniche
A escavação arqueológica levada a cabo, em 2009, na Rua Vasco da Gama, nº 81, em Peniche, enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico decorrentes da obra de remodelação de um imóvel.
Os trabalhos visaram a caracterização preliminar do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos no local. Para a realização desta intervenção de diagnóstico, preconizou-se a realização de três sondagens, num total de 5m², até à cota de afectação do projecto. As realidades escavadas consistiram em aterros de cronologia contemporânea.
Na sondagem 1, um cabo eléctrico envolto num tubo de plástico avermelhado indiciou uma intervenção recente no local. No que respeita à sondagem 2, os depósitos aparentaram tratar-se também de aterros, sendo que o fragmento de faiança identificado remete para o século XVII. Porém, o facto de este ter sido encontrado em contexto de aterro não permitiu atribuir essa cronologia ao depósito onde foi identificado.
Em nenhuma das sondagens se encontraram contextos arqueológicos conservados, tratando-se de aterros que assentam em depósitos de origem natural e, nalguns casos, no afloramento rochoso de calcário. Neste sentido, propusemos a cobertura das sondagens. Pela localização do edifício, sugerimos como medidas de minimização o acompanhamento arqueológico de qualquer remoção de terras durante a empreitada.