Loja IKEA de Loures (2ª intervenção)
As sondagens de diagnóstico arqueológico realizadas no âmbito da construção da Loja IKEA de Loures surgiram na sequência da identificação de vestígios de interesse patrimonial durante o acompanhamento arqueológico, cuja localização se encontra compreendida entre dois importantes sítios romanos (Almoínhas e villa de Frielas).
Visou-se a recolha de dados que permitisse diagnosticar o potencial arqueológico do sítio, procedendo-se para tal ao registo e interpretação dos contextos arqueológicos identificados. Foram então realizadas 3 sondagens mecânicas e 3 manuais, distribuídas pelas áreas onde foram identificadas estruturas no decorrer do acompanhamento arqueológico.
O resultado das intervenções, que decorreram entre os dias 16 e 19 de Março de 2009, não foi conclusivo, colocando várias hipóteses em aberto sobre o que se pensava à partida tratar de vestígios estruturais.
O espaço intervencionado indiciou ter tido uma continuidade de exploração agrícola, devido ao seu posicionamento geográfico, aos solos férteis e à utilização dos recursos hídricos abundantes. Foi identificada a existência de um dreno agrícola, de cronologia indeterminada, toscamente estruturado, possibilitando a drenagem dos solos agrícolas.
Os restantes vestígios não confirmaram apresentar estruturação, pelo que não foi possível, face aos dados existentes, determinar se se tratavam de aglomerados pétreos naturais ou restos de um derrube, cujas intervenções agrícolas poderiam ter afectado o seu posicionamento de origem.