Loja Leroy Merlin, Matosinhos

Esta intervenção surgiu no âmbito da construção da loja Leroy Merlin de Matosinhos, localizada na freguesia de Santa Cruz do Bispo. A abertura de valas nas duas zonas de obra foi alvo de acompanhamento minucioso e permanente, de forma a salvaguardar as realidades de potencial interesse arqueológico.

Não foram detectadas quaisquer estruturas de interesse arqueológico e/ou patrimonial nas duas áreas de escavação, nem no espaço envolvente ao local da empreitada. No que toca a indícios de potencial interesse arqueológico e/ ou patrimonial, não foram encontrados vestígios a não ser material de construção e outros materiais provenientes de entulho depositado ali anteriormente.

Foi possível constatar, a partir da estratigrafia, a presença de vários níveis de saibro que resultaram de intervenções prévias nas duas zonas. Além disso, o facto de se ter atingido o nível freático a uma profundidade de apenas 5 metros, na zona do parque de estacionamento, levou a crer que todo o lugar estaria coberto por um extenso lençol de água.

Os espaços intervencionados consistiram em zonas de entulho provavelmente proveniente do parque industrial construído pouco antes, bem como das superfícies comerciais situadas ali perto, como MarShoping, IKEA e Gamma Verte. Por esta razão, não se considerou necessário dar continuidade ao acompanhamento arqueológico. No entanto, caso as cotas de afectação fossem alteradas a situação deveria ser revista de acordo com as eventuais alterações do projecto.

 

 

Cofinanciado por: