Sistema de Abastecimento de Água de Barrocal do Douro, Miranda do Douro
O acompanhamento arqueológico realizado no âmbito do projecto de reformulação do Sistema de Abastecimento de Água de Barrocal do Douro, em Miranda do Douro, decorreu durante o mês de Julho de 2009. O objectivo principal foi a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial durante os trabalhos de escavação.
A intervenção arqueológica foi executada em conformidade com o Estudo de Impacto Ambiental, a Declaração de Impacte Ambiental e o Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução.
Na zona da ETA (Sector 1), quando a equipa de arqueologia se deslocou ao terreno, já tinham sido efectuadas algumas remoções de terra, nomeadamente o alargamento de acessos, bem como uma parte da plataforma. Depois de uma observação atenta, não foram detectados quaisquer vestígios arqueológicos ou sinais de afectação de bens patrimoniais. Levou-se também a cabo o acompanhamento da restante escavação da plataforma da ETA, não tendo sido identificados elementos arqueológicos.
Na vertente Sul da plataforma, existia uma pequena casa construída com blocos de granito e blocos de cimento reaproveitados. Dado que a sua afectação era inevitável, esta foi objecto de descrição pormenorizada, registo fotográfico exaustivo e levantamento dos alçados à escala 1:20. Por apresentar um valor patrimonial reduzido, e após a devida aprovação do IGESPAR, a estrutura foi desmontada com acompanhamento arqueológico.