Linhas Lagoaça/Aldeadávilla 1 (400kV) e Pocinho/Aldeadávilla ½ (220 kV)
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico realizaram-se, em 2010, no âmbito da construção da Linha Lagoaça – Aldeadávilla 1 a 400kV e da Linha Pocinho – Aldeadávilla 1/2 a 220kV, obra a cargo da REN (Rede Energética Nacional). A empreitada localizou-se na freguesia de Lagoaça, concelho de Freixo de Espada-à-Cinta, distrito de Bragança.
A intervenção incidiu sobre todas as movimentações de solos realizadas por meios mecânicos, como abertura de caboucos e desmatações, tendo-se efectuado uma prospecção sistemática antes e após as desmatações. O objectivo foi a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial, tendo o acompanhamento sido realizado em conformidade com a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) e o Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE).
Aquando da abertura dos caboucos não se registou qualquer tipo de evidência de carácter arqueológico. O acompanhamento arqueológico decorreu sem qualquer tipo de problemas, também devido à cooperação de todas as empresas afectas à obra.
Não se revelou necessário tomar qualquer tipo de medida de minimização adicional para além do acompanhamento arqueológico sistemático de todas as movimentações de terras e desmatações. Neste sentido, consideraram-se cumpridos todos os objectivos inicialmente apresentados em Plano de Trabalhos ao IGESPAR.