Sítio de Portela de Seradelo 1, freguesia de Meirinhos, Mogadouro
As acções arqueológicas realizadas, em 2010, no sítio de Portela de Seradelo 1, freguesia de Meirinhos, concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, enquadraram-se numa perspectiva de minimização de potenciais impactes arqueológicos de uma área a afectar pelas obras de construção do “Lote 8 Nozelos (IP 2)/Mogadouro”, englobado na Concessão do Douro Interior.
Os trabalhos permitiram a identificação de uma estrutura, provavelmente correspondendo a um recinto muralhado, atribuível à Pré-história recente, ocupando um vale que, segundo o projecto da empreitada, seria alvo de uma escavação integral. Verificou-se que tanto a ocupação do local como a estrutura se concentravam unicamente no interior do vale, pelo que foi proposta uma alteração do projecto, eliminando-se a escavação integral da zona. Elegeu-se o aterro como a melhor solução, protegendo desta forma o sítio em questão, após a correcta caracterização da tipologia e funcionalidade da estrutura intervencionada.
No que diz respeito à natureza e funcionalidade da estrutura, o facto de não ter sido intervencionada na totalidade não permitiu a sua correcta caracterização. A dimensão e formato aparentemente sub-circular parece apontar para uma edificação de tipo defensivo, apesar da sua implantação no interior de um pequeno vale. Além disso, não se identificou nenhum tipo de ocupação/utilização do espaço no interior do seu perímetro, ao contrário do que seria plausível, dificultando ainda mais a sua interpretação.
O conjunto artefactual recolhido durante o processo de escavação apresentou características bastante homogéneas, tanto a nível formal como a nível decorativo, parecendo apontar para um período de transição entre o Neolítico Final e os inícios do Calcolítico, que se terá iniciado em meados do III milénio a.C, apesar de demonstrar algumas particularidades em relação ao que se conhece desde período no Planalto Mirandês.