Lanço B – Área do Viaduto sobre o Sado, sítio de Santa Margarida do Sado 3
No âmbito das obras da Subconcessão do Baixo Alentejo, no Lanço B – Área do Viaduto sobre o Sado, a ERA levou a cabo trabalhos arqueológicos no sítio de Santa Margarida do Sado 3. Após a identificação deste sítio arqueológico num terraço fluvial em Santa Margarida do Sado (Ferreira do Alentejo), durante a fase de acompanhamento de obra, programou-se a realização de sondagens de diagnóstico arqueológico.
O intuito da intervenção foi averiguar a efectiva existência de contextos preservados, numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais das obras referidas. Numa primeira fase, após a identificação de materiais arqueológicos de cronologia pré-histórica, foram realizadas oito sondagens de diagnóstico (8 m²). Estas permitiram verificar que os materiais pré-históricos se encontravam apenas à superfície, não tendo surgido contextos preservados deste período cronológico.
Na sondagem 2, verificou-se a presença de contextos funerários que excediam os limites da área intervencionada. Assim, numa nova fase dos trabalhos, procedeu-se ao alargamento desta sondagem (sondagem 2A, 64 m²), registando-se a presença de um conjunto de sete sepulturas enquadráveis no período tardo-romano ou alto-medieval. De forma a determinar a presença destes contextos para além dos limites da intervenção arqueológica, procedeu-se a uma decapagem mecânica da área envolvente, na área de afectação de obra, não se tendo registado novos contextos funerários.
Na zona a Este da sondagem, constatou-se a presença de alguns elementos em xisto que aparentavam formar alinhamentos e se juntaram a um depósito antrópico também identificado na sondagem 2A, permitindo compreender a presença de uma ocupação anterior à necrópole.
Assim, foram programados novos trabalhos arqueológicos que compreenderam a realização de quatro sondagens de diagnóstico e posteriormente a escavação integral dos contextos preservados identificados na área de afectação de obra.