Lote 2 do IC3 – Avelar Norte/Condeixa, sítio de Ribeiro das Aradas
Os trabalhos arqueológicos realizados no sítio de Ribeiro das Aradas enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais das obras da subconcessão do Pinhal Interior “Lote 2 do IC3 – Avelar Norte/Condeixa”, nos concelhos de Penela, Miranda do Douro e Coimbra. O sítio em questão foi identificado pelos técnicos da Câmara Municipal de Penela, em Agosto de 2010.
Refira-se que o lugar apresenta excelentes condições geomorfológicas para a ocupação por sociedades humanas, tendo-se observado uma sequência de terraços fluviais ao longo das margens da pequena ribeira das Aradas, onde estavam presentes seixos rolados.
Com efeito, os trabalhos permitiram constatar que se trata de um sítio com artefactos que testemunham a passagem do homem por esta região. Uma primeira fase de ocupação corresponde à presença humana no Paleolítico Médio, deixando como testemunhos artefactos líticos talhados. A segunda fase corresponde a uma ocupação num determinado período da pré-história recente, materializado pela presença no registo arqueológico de cerâmica manual e lamelas. Por fim, identificaram-se fragmentos de tegulla que testemunham a presença de um sítio romano nas proximidades.
Contudo, através da escavação das sondagens e da análise dos cortes estratigráficos, foi possível verificar que o sítio sofrera uma grande antropização na última década, com o revolvimento de terras para a plantação de pinheiros. Esta acção teve como consequência a total destruição de contextos arqueológicos que se encontrassem preservados e embalados no sedimento.
Assim, e com base nestes dados, não se preconizaram mais trabalhos arqueológicos de escavação no local, a não ser o devido acompanhamento arqueológico previsto no caderno de encargos.