Rua dos Panaçais, concelho de Vila Nova de Gaia
A intervenção arqueológica no âmbito do projecto de construção de uma moradia unifamiliar na Rua dos Panaçais, concelho de Vila Nova de Gaia, decorreu entre 19 e 24 de Outubro de 2011. Os trabalhos cumpriram o definido pela Direcção Regional de Cultura do Norte, dado que o espaço a afectar pela empreitada se insere em plena área arqueológica do Castro da Senhora da Saúde ou Monte Murado.
Executaram-se quatro sondagens arqueológicas de diagnóstico (2mx2m) na área afecta ao projecto, visando-se abranger uma amostra significativa da estratigrafia presente no local. A intervenção alcançou profundidades que se encontravam sob a cota de afectação da empreitada, tendo-se alcançado o substrato geológico na sondagem 2.
Possibilitou-se a identificação de vários níveis de aterro formados no decurso do século XX (atendendo aos materiais recolhidos nos vários depósitos, incluindo materiais de cronologia contemporânea, como plásticos, frascos de veneno e latas de salsichas, juntamente com materiais de cronologia romana e cerâmica castreja, encontrando-se estes descontextualizados), passíveis de relacionar com a acumulação de terras provenientes da construção da rua de acesso ao local.
Considerando os resultados obtidos, preconizou-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico permanente de todas as acções realizadas por via mecânica ou manual que implicassem remeximento do subsolo (escavação e decapagens), ou outras que pudessem implicar afectação de bens patrimoniais.