Calçada de São Francisco, 23-27, Lisboa
Estes trabalhos arqueológicos foram efectuados, em 2012, no âmbito do empreendimento a realizar na Calçada de São Francisco, 23-27, Lisboa, cujas obras implicaram a afectação de áreas que poderiam apresentar potencial arqueológico, uma que se desenvolviam em Zona de Intervenção de nível I do PDM da Cidade de Lisboa e na Zona da Lisboa Pombalina, em vias de classificação.
Realizou-se uma sondagem de diagnóstico (2m²), numa zona coincidente com a futura caixa de elevador, de forma a avaliar o potencial arqueológico. Após a remoção do pavimento actual registou-se uma vala, e respectivos depósitos de enchimento, aberta no substrato geológico (visível imediatamente sob o pavimento actual) para a colocação de um cano em grés. Registou-se ainda parte da estrutura de suporte das escadas que existiam neste local.
Não se tendo registado quaisquer contextos arqueológicos na presente intervenção, e atendendo a que se identificou o substrato geológico imediatamente sob o pavimento actual, considerou-se que o acompanhamento arqueológico de todas as movimentações de subsolo seria a medida de minimização adequada a aplicar durante a execução da obra.