Rua das Grutas, Alapraia, Cascais
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento de construção de um estúdio na Rua das Grutas, em Alapraia, Cascais, decorreram no dia 9 de Outubro de 2012. Este local insere-se na Zona Especial de Protecção das Grutas Artificiais de Alapraia (Imóvel de Interesse Público).
No âmbito da minimização de impactes sobre o património, programaram-se trabalhos arqueológicos de diagnóstico que visaram a caracterização preliminar do potencial científico e patrimonial de eventuais contextos arqueológicos presentes no local. Tendo em conta a área do estúdio – cerca de 70 m2 –, preconizou-se a realização de um diagnóstico numa área de cerca de 5 m2, através da implantação de 2 sondagens de 1,5mX1,5m, procurando-se obter uma amostragem significativa da totalidade da área de afectação.
As duas sondagens apresentaram uma estratigrafia semelhante, marcada pela presença de uma sucessão de depósitos de entulho/aterro, com formação contemporânea, nos quais abundava a presença de lixos recentes (embalagens de plástico, cerâmica de construção industrial, elementos de ferro, etc.). Assim, até à cota prevista de afectação da empreitada (cerca de 0,50 m), não se verificaram contextos arqueológicos preservados, surgindo apenas níveis de formação contemporânea.