Circuito Hidráulico de Baleizão – Quintos (Beja), sítio de Salvada 7

Enquadrada na minimização de impactes patrimoniais das obras de construção do Circuito Hidráulico de Baleizão – Quintos e respectivo Bloco de Rega, a intervenção no sítio de Salvada 7 surgiu da possibilidade de interferência desta empreitada com o mesmo. Identificado em fase de RECAPE, este sítio corresponde a um Recinto de Fossos com cerca de 500 metros por 450 metros, composto por dois fossos externos.

Devido à importância do sítio e à sua atempada identificação, as condutas do Circuito foram reorientadas de forma a não afectar os contextos arqueológicos. Assim, foram realizadas sondagens nos novos eixos onde seriam abertas as valas para as condutas.

Com efeito, de forma a avaliar o potencial arqueológico do espaço, executaram-se sondagens mecânicas e sondagens manuais de diagnóstico arqueológico até ao substrato rochoso. A primeira fase dos trabalhos consistiu na realização de 13 sondagens manuais de diagnóstico, totalizando 57 m². Durante a segunda fase, executaram-se 15 sondagens mecânicas de diagnóstico, perfazendo 81 m².

Foram identificados vestígios arqueológicos apenas em três sondagens: na sondagem manual 2, identificou-se uma estrutura negativa contemporânea; na sondagem 9, intervencionou-se uma pequena estrutura negativa pré-histórica; na sondagem mecânica 2, identificou-se um valado ou pequeno fosso de cronologia indeterminada. Todas as restantes sondagens apresentaram uma estratigrafia simples e linear composta por depósito de superfície e substrato geológico estéril do ponto de vista arqueológico.

Apesar da quase inexistência de contextos arqueológicos, deveria ter-se em conta o tipo de sítio e o substrato geológico presente na área a afectar, que apresentavam condições muito particulares para a presença de estruturas negativas. Assim, nesta fase prévia à obra, julgámos necessária a realização de decapagens mecânicas, pelo menos nas áreas mais favoráveis ao aparecimento de realidades arqueológicas. Após este período, deveria efectuar-se o acompanhamento arqueológico em fase de obra.

 

Cofinanciado por: