Rua dos Correeiros, nº 181-183, Lisboa
No dia 8 de Junho de 2016, a ERA realizou uma sondagem arqueológica de diagnóstico na área referente à futura instalação do poço de elevador no âmbito do projecto de requalificação do imóvel nº 181-183 da Rua dos Correeiros, freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa.
Ao longo desta intervenção, foi possível identificar dois alicerces construtivos de provável cronologia contemporânea e um único fragmento de cerâmica comum, cuja longa diacronia de utilização não permitiu balizamentos cronológicos precisos.
As acções de diagnóstico não permitiram evidenciar danos patrimoniais resultantes dos trabalhos ilegais de construção civil, efectuados à revelia de labores arqueológicos prévios à sua materialização. No entanto, não foi possível assegurar que, nas áreas de implantação da caixa do elevador e de instalação de infraestruturas básicas, tal não tivesse ocorrido.
Consideraram-se assim concluídos os trabalhos neste local, relevando-se a manifesta importância do cumprimento das obrigações legais no domínio do diagnóstico arqueológico para a efectiva preservação de um recurso manifestamente finito, insubstituível e pertença de todos, o património cultural.