Jardim da Cerca do Hospital, Almeirim
Os labores arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento “Empreitada do Jardim da Cerca do Hospital – Estacionamento e Centro de Fisioterapia” foram adjudicados à ERA pela Câmara Municipal de Almeirim e decorreram de 27 a 30 de Junho de 2017. As obras a realizar no Jardim da Cerca do Hospital implicavam a afectação de áreas com potencial arqueológico, como verificado pela intervenção efectuada em 2003.
Os trabalhos consistiram na execução de 6 sondagens de diagnóstico, com uma profundidade estimada de 1m (cota de afectação), numa área total de 15.57 m2. Estas foram executadas de acordo com os objectivos propostos, com a área de afectação, nomeadamente as caixas de rede de drenagem de águas pluviais, e com os resultados obtidos pela intervenção realizada em 2003.
Nas sondagens 1, 2, 5, junto à entrada Sul do recinto, onde se registaram vestígios nos trabalhos de 2003, foram identificadas estruturas. Estas correspondem a estruturas de habitação e respectivos anexos, como é possível observar pela planta de obtida em 2003, verificando-se que ainda existiam algumas em estado de ruína, como, por exemplo, a casa mortuária. Além disso, foi identificado um poço na sondagem 5.
Os dados obtidos corresponderam aos da intervenção de 2003: essencialmente depósitos de aterro dos séculos XX e XXI que cobrem ou encostam a estruturas pétreas e assentam directamente sobre níveis arenosos estéreis do ponto de vista arqueológico.
Após a conclusão dos trabalhos, as sondagens voltaram a ser tapadas. Uma vez que a maior parte do trabalho previa a construção em cota positiva, ou a uma profundidade que apenas afectava os depósitos de entulho de cronologia contemporânea, a afectação a realizar pela empreitada do parque de estacionamento seria reduzida. Assim, e tendo em consideração a proximidade ao Paço Real e à existência de estruturas, propôs-se que todas as intervenções no subsolo tivessem acompanhamento arqueológico de forma a registar o resto das mesmas.