Rua Nova de São Mamede, 62-68, Lisboa
No âmbito da empreitada de remodelação do imóvel sito na Rua Nova de São Mamede, nº 62 a 68, em Lisboa, a ERA procedeu à elaboração de um parecer técnico, de um diagnóstico do estado de conservação e restauro e de uma proposta de conservação e restauro para o revestimento parietal da escadaria existente no edifício.
No que toca ao parecer técnico, que constituiu a primeira fase da intervenção, procedeu-se ao levantamento das repinturas existentes sobre o revestimento parietal existente, por via mecânica e via química, consoante a necessidade. Num primeiro contacto, ainda sob a forma de prospecção, constatámos a existência de duas campanhas decorativas sobre a escaiola, constituídas também estas por imitações de pedras ornamentais, e fingidos de madeira, as quais terão sido muito provavelmente executadas ao longo do século XX.
Quanto ao diagnóstico do estado de conservação, foi realizado um levantamento exaustivo, executando-se os devidos registos documentais, gráficos e fotográficos. Cada face parietal recebeu uma nomenclatura distinta, com a atribuição de um número a cada face, por lanço de escada e respectivos patamares de cada andar, devendo a sua leitura ser executada sempre no sentido da esquerda para a direita.
Por fim, a proposta de conservação e restauro consistiu nas seguintes acções: tratamento das madeiras (desinfestação, consolidação e tratamento de elementos metálicos oxidados); tratamento de zonas com presença de sais solúveis; saneamento de zonas circundantes às áreas em destacamento; consolidação de bolsas de empolamento e zonas em destacamento; levantamento de repinturas; limpeza por via química; preenchimento de grandes lacunas e paredes sem reboco; preenchimento de linhas de fractura, fissuras e paredes com esboço.