Casa Ferraz-Bravo, Rua das Flores, Porto
Foram realizadas sete sondagens de diagnóstico, repartidas entre os espaços interiores e exteriores, com o intuito de avaliar o potencial patrimonial da área a afectar pelas futuras obras de reabilitação do efício conhecido como "Casa Ferraz-Bravo" ou "Palacete dos Maias" localizado entre a Rua das Flores e a Rua da Vitória, promovidas pela Blandy SGPS, Lda. com o intuito de transformar o espaço num hotel.
O edifício localiza-se no centro da cidade do Porto e insere-se numa área de grande sensibilidade patrimonial que mereceu a classificaço de Património Mundial por parte da UNESCO.
Os registos históricos da Casa Ferraz-Bravo recuam até à data de 1532, nomeadamente à aquisição do terreno por Manuel Bravo. O trabalho da equipa de arqueologia colocou a descoberto estruturas de estão ligadas à construção da casa e as sua sequentes restruturações que confirmaram ou modificaram o conhecimento que tínhamos da casa através dos registos históricos.
Para além do conhecimento mais aprofundado do "Palacete dos Maias", o trabalho de diagnóstico realizado numa data prévia à construção do hotel, permitiu esboçar um plano para que as estruturas já identificadas, e as que possam surgir (ligadas ou não à casa) sejam estudadas com maior detalhe.