Aproveitamento Hidroeléctrico do Sistelo, Arcos de Valdevez
As acções arqueológicas efetuadas no âmbito do descritor de Património do Estudo de Viabilidade Técnica e Económica do empreendimento “Aproveitamento Hidroeléctrico do Sistelo” foram adjudicadas à ERA pela AQUALOGUS – Consultores de Hidráulica e Recursos Hídricos, Lda., decorrendo nos dias 6 e 7 de Fevereiro de 2012.
Os trabalhos consistiram na realização de prospecções arqueológicas na zona compreendida entre o lugar de Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez, e a zona de Tangil, concelho de Monção. Este projecto seguiria o curso superior do Rio Vez, localizado no maciço da Serra da Peneda.
Foi identificado 1 sítio de carácter patrimonial correspondente a um Cortelho – Sítio nº 1, Cortelho das Cavadinhas, a oeste da vala de acesso à câmara de carga, distanciada a 155 metros da mesma. Dada a distância entre esta estrutura e a vala, o impacto foi considerado nulo, tendo sido preconizada como medida de minimização a sinalização da estrutura e o registo fotográfico da mesma.
Como medida de minimização de impacte genérica propôs-se o acompanhamento arqueológico durante as acções de desmatação, escavação, terraplanagem ou quaisquer outras movimentaões de terras. Dadas as condições do terreno – fraca visibilidade e topografia acidentada – sugeriu-se que após o acompanhamento da desmatação fossem realizadas observações à superfície.