Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão, Monte dos Frades 3
No contexto da execução do Circuito Hidráulico de São Pedro/Baleizão e respectivo Bloco de Rega, na fase prévia às obras, esta intervenção no sítio do Monte dos Frades 3 decorreu em 21 e 22 de Fevereiro de 2013. O sítio em questão fora assinalado no EIA do Circuito Hidráulico, caracterizando-se pela presença de alguns vestígios de superfície de cronologia romana.
No local foram realizadas quatro sondagens mecânicas que procuraram caracterizar a estratigrafia da área de afectação da empreitada e compreender a possível presença deste sítio arqueológico nessa mesma localização. A sua escavação permitiu observar a presença de um conjunto de níveis de aluvião, sobrepondo o substrato geológico.
Não foram identificados materiais ou contextos arqueológicos preservados, nem mesmo materiais à superfície. No entanto, importa referir que as condutas passam um pouco afastadas da localização da mancha de materiais assinalada, podendo o sítio estar afastado da localização das sondagens.
Uma vez que não foram identificados vestígios arqueológicos preservados, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico dos trabalhos com afectação do subsolo associados ao projecto.