Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão, Vale de Vinagre
No âmbito da execução do Circuito Hidráulico de São Pedro/Baleizão e respectivo Bloco de Rega, na fase prévia à obra, a intervenção arqueológica realizada no sítio de Vale de Vinagre decorreu no dia 1 de Março de 2013.
Este sítio fora assinalado na sequência de trabalhos de prospecção arqueológica complementares ao Estudo de Impacte Ambiental do Circuito Hidráulico, caracterizando-se por ser uma pequena área de dispersão de materiais de cronologia romana.
Foram realizadas três sondagens mecânicas de diagnóstico que procuraram caracterizar a estratigrafia da área de afectação da empreitada e compreender a possível presença do sítio arqueológico em questão nessa mesma localização. A sua escavação permitiu observar a presença de níveis de aluvião cobrindo o substrato geológico.
Não se identificaram materiais ou contextos preservados, com excepção de alguns fragmentos ocasionais de cerâmica de construção à superfície. Assim, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico dos trabalhos com afectação do subsolo associados ao desenvolvimento do projecto.