Bloco de Rega Moura – Gravítico, Casa da Vinha
As atividades arqueológicas desenvolvidas no sítio da Casa da Vinha enquadraram-se na minimização de impactes decorrentes da execução do Bloco de Rega Moura – Gravítico (Fase de Obra). Foram realizadas em duas fases distintas: entre os dias 2 e 9 de Março de 2015 e, posteriormente, de 7 a 14 de Maio do mesmo ano.
Esta intervenção consistiu na realização de 6 sondagens de diagnóstico, no total de 14, 75 m², que incidiram sobre um conjunto de estruturas negativas identificadas no decorrer do acompanhamento arqueológico de abertura de vala.
Os labores realizados revelaram a existência de um conjunto de estruturas negativas tipo “fossa” muito afectadas pelos trabalhos de abertura de vala, cujos materiais recolhidos apontaram para um período situado no Neolítico final ou mesmo na transição para o Calcolítico.
Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos, não se justificando a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de ações que envolvessem a remoção de terras durante a execução do projecto.