Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Barranco de Rio de Moinhos 1
Inseridas na Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Circuito Hidráulico de Roxo-Sado e respetivo Bloco de Rega (Fase de obra), as ações arqueológicas no sítio de Barranco de Rio de Moinhos 1 desenrolaram-se de 15 a 21 de Julho de 2015.
Os trabalhos permitiram caracterizar dois muros identificados aquando do acompanhamento das decapagens realizadas no âmbito deste projeto, estando relacionados com uma estrutura hidráulica tipo caleira, para deslocação de água.
Ficou por esclarecer se se trataria do transporte de água para fins de rega ou para a movimentação de uma estrutura tipo moinho. Não foi possível aferir a cronologia da sua construção dado não existirem materiais arqueológicos associados a esta fase, sendo apenas possível apontar o período contemporâneo para o fim da sua utilização.
No que respeita à interface intervencionada na sondagem 2, não foi possível determinar a sua função. Quanto à cronologia, colocou-se a hipótese de se enquadrar este contexto na antiguidade antiga ou período medieval, tendo em conta os materiais recolhidos, designadamente, cerâmica manual não pré-histórica e cerâmica a torno misturadas no mesmo depósito.
Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos, não se justificando a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de ações que envolvessem a remoção de terras durante o projecto.