Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Covanco das Mesas 1
Os labores realizados no sítio Covanco das Mesas 1, no âmbito da execução do Circuito Hidráulico de Roxo-Sado e respectivo Bloco de Rega (Fase Prévia à obra) foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA, S.A. e decorreram entre os dias 29 e 30 de Outubro de 2014.
O sítio em questão fora assinalado e inventariado com o n.º 9 na sequência de trabalhos de prospecção arqueológica realizados durante o processo de Avaliação de Impacte Ambiental, correspondendo a uma ocorrência patrimonial localizada numa área a afectar pelas infraestruturas a construir.
Havia sido caracterizado como uma mancha de vestígios de superfície, constituídos por um conjunto de fragmentos de telha (romana?) e de cerâmica de uso comum a torno. A sua concentração era reduzida e dispersa pela superfície.
No local foram realizadas dez sondagens de diagnóstico, com meios mecânicos, que permitiram caracterizar a estratigrafia da área. Sob os níveis de utilização agrícola do terreno, identificou-se o substrato geológico.
Nos seus níveis superficiais, foi possível identificar alguns fragmentos ocasionais de cerâmica de construção e de cerâmica comum incaracterísticos, de pequena dimensão e muito rolados. Estes elementos não se encontravam associados a contextos arqueológicos preservados.
Na ausência de vestígios arqueológicos preservados, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico dos trabalhos com afectação do subsolo associados ao desenvolvimento do projecto.