Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Monte Alegre 1
Englobadas na execução do Bloco de Rega Roxo-Sado, as sondagens de diagnóstico no sítio de Monte Alegre 1, localizado na freguesia de Rio de Moinhos, em Aljustrel, foram adjudicadas à ERA-Arqueologia pela EDIA S.A. e decorreram nos dias 3 e 4 de Fevereiro de 2015.
Foram realizadas cinco sondagens manuais com o objectivo de caracterizar um conjunto de realidades de potencial interesse arqueológico. Nas sondagens 1 a 4, as realidades presentes correspondiam a manchas de terra humosa que preenchiam pequenas irregularidades existentes no nível geológico de base.
Quanto à sondagem 5, foi verificada a presença de parte de um esqueleto de um possível suíno juvenil em conexão anatómica. A este esqueleto não se associava qualquer elemento de origem antrópica e encontrava-se coberto pela mesma unidade humosa presente à superfície. Assim sendo, na área da intervenção a estratigrafia limitava-se ao nível vegetal superficial sobre um nível geológico.
Foi possível concluir a inexistência de contextos arqueológicos preservados nos pontos sondados, pelo que não foram preconizadas ulteriores medidas de minimização para além da continuação do acompanhamento arqueológico da obra.