Blocos de Rega de Vale do Gaio, Horta da Figueira 2

Os labores arqueológicos no sítio da Horta da Figueira 2 (Alvito, Beja), no contexto da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução dos Blocos de Rega de Vale do Gaio (Fase de obra), foram executados nos dias 2 e 3 de Dezembro de 2014.

A intervenção teve início após a identificação, em acompanhamento de obra associado a este projecto, de uma canalização de cronologia indeterminada e uma possível estrutura negativa. Neste sentido, realizou-se uma sondagem arqueológica de 4 x 2 m, numa área total de 8 m², implantada no local de acordo com a área de afectação e com os vestígios existentes à superfície.

Os trabalhos de limpeza e escavação da área permitiram caracterizar a referida canalização, não se tendo, no entanto, identificado nenhuma estrutura negativa associada à mesma. A canalização é constituída por um pequeno canalete de perfil retangular e caracteriza-se pelo uso de materiais construtivos de época romana, assim como de opus signinum bastante grosseiro e pouco compacto.

Seguindo uma orientação sensivelmente Norte-Sul, acompanhando o desnível do terreno, esta canalização poderia estar associada ao transporte de água para rega. A utilização de opus signinum, embora grosseiro, e de fragmentos de tegulae permitiu apontar-lhe uma provável cronologia romana, sendo de referir a presença de contextos desta cronologia nas proximidades deste terreno, nomeadamente, junto à capela de São Bartolomeu e ao Convento de São Francisco.

Não se identificaram materiais ou outros contextos arqueológicos preservados associados a esta estrutura.

 

Cofinanciado por: