Circuito Hidráulico de São Matias, Esfola
Os trabalhos de diagnóstico no sítio de Esfola (Selmes, Vidigueira, Beja) (CNS 6042) enquadraram-se num conjunto de ações de minimização de impactes resultantes da execução do Circuito Hidráulico de São Matias. Adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA S.A., decorreram entre os dias 6 e 10 de Abril de 2015.
No âmbito do acompanhamento de obra associado a este projecto, havia sido identificada uma mancha com alguns materiais de cronologia romana, associada a alguns elementos pétreos. Desta forma, foi estabelecida a realização de 2 sondagens arqueológicas de 2 x 2 m, num total de 8 m2, para caracterização da mesma.
A intervenção revelou a inexistência de contextos de carácter arqueológico, tendo sido diagnosticado que a mancha de materiais correspondia a escorrências provenientes do topo do cabeço. É ainda possível que esta concentração pudesse estar associada às movimentações de terras e à regularização do terreno para a implantação do olival intensivo aqui existente.
Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos, não se justificando a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de ações com remoção de terras durante a execução do projecto.