Circuito Hidráulico de São Matias, Herdade dos Almeidas 6
As ações arqueológicas no sítio da Herdade dos Almeidas 6 (São Matias, Beja) visaram a minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução do Circuito Hidráulico de São Matias e respetivos Blocos de Rega: Fase de Obra (2ª fase).
Estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA S.A. e decorreram entre os dias 29 de Abril a 6 de Maio de 2015. Iniciaram-se no seguimento da descoberta, em acompanhamento arqueológico, de mais de duas dezenas interfaces negativas de planta subcircular e irregular, do tipo fossa, preenchidas por um sedimento argiloso.
Foram escavadas 17 interfaces negativas, não se tendo identificado a função de qualquer dos contextos intervencionados. Dada a ausência de material arqueológico nos enchimentos das interfaces, não foi possível a atribuição de cronologias a estes contextos.
Em termos de plano, as interfaces apresentaram homogeneidade, diferindo apenas na forma do perfil, tendo-se identificado dois perfis dominantes (cónico e côncavo). Verificou-se uma semelhança também em relação aos enchimentos, caracterizando-se por serem depósitos bastante argilosos e de cor castanha-escura. Não foi possível identificar qualquer padrão de distribuição na implantação das referidas interfaces.