Circuito Hidráulico de São Matias, Monte do Zambujal 1
Integradas na Minimização de Impactes sobre o Património Cultural resultantes da execução do Circuito Hidráulico de São Matias (Selmes, Vidigueira, Beja), as sondagens arqueológicas no sítio do Monte do Zambujal 1 foram realizadas entre os dias 26 e 29 de Junho de 2015.
Os trabalhos iniciaram-se no seguimento da descoberta, em acompanhamento arqueológico, de duas interfaces negativas escavadas no substrato geológico. Foi realizada 1 sondagem de diagnóstico manual com vista à caracterização destas ocorrências, num total de 4 m².
Ambas as interfaces negativas eram preenchidos por sedimentos argilosos, castanho escuros, não se tendo recolhido quaisquer materiais arqueológicos no seu interior. Dado a falta de elementos, nomeadamente material, não foi possível determinar a função ou cronologia dos referidos negativos.
Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos, não se justificando a aplicação de medidas de minimização adicionais além do acompanhamento arqueológico de ações com remoção de terras durante a execução do projeto.