Circuito Hidráulico de São Matias, Monte dos Arcos 1

Integrados no Circuito Hidráulico de São Matias, estes trabalhos arqueológicos de diagnóstico foram realizados no sítio do Monte dos Arcos 1 (Nossa Senhora das Neves, Beja). Adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA S.A., decorreram entre os dias 12 de Março e 22 de Abril de 2015.

Na sequência da identificação, em acompanhamento de obra, de uma série de vestígios associados a cerâmica de construção de cronologia Romana, foi estabelecida a realização de 7 sondagens arqueológicas, num total de 85,50 m2, para escavação e caracterização do conjunto de vestígios arqueológicos detectado.

Esta escavação permitiu aferir que os contextos identificados pertenceriam a um casal rústico, composto por zonas habitacionais (sondagem 3), associadas a zonas de actividades tais como a armazenagem (sondagem 4) e a estruturas de combustão, como é o caso do forno identificado na sondagem 2.

O tipo de sítio, assim como a ausência de indicadores cronológicos presentes no Período Romano propriamente dito, parece apontar para uma ocupação deste local numa época mais tardia, enquadrada, grosso modo, na 2.ª metade do séc. IV, ou mesmo no séc. V. Este é um período associado ao abandono da maior parte das villae do Baixo Alentejo e do Império Romano em geral, e pela dispersão do povoamento associada à ruptura progressiva dos sistemas de circulação e comércio, o que explica a ausência de indicadores cronológicos, como é o caso da terra sigillata.

Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos, não se justificando a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de acções que envolvessem a remoção de terras durante a execução do projecto.

 

Cofinanciado por: