Circuito Hidráulico de São Matias, Ribeira de São Pedro
Os labores arqueológicos de diagnóstico no sítio da Ribeira de S. Pedro (Baleizão, Beja), efetuados no âmbito da execução do Circuito Hidráulico de São Matias e respectivos Blocos de Rega, foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA S.A. e decorreram entre os dias 8 e 12 de Maio de 2015.
Estes trabalhos consistiram na realização de uma sondagem de 7 m² para a escavação de uma numa estrutura negativa com materiais atribuíveis ao Bronze Final/Idade do Ferro. A área foi em questão definida de acordo com os objectivos propostos, com a área de afectação, com os vestígios existentes à superfície e considerando as condições do terreno.
A intervenção permitiu aferir que se tratava de um contexto correspondente muito provavelmente a uma cabana, cujos materiais pareceram apontar para o período de transição entre o Bronze Final e a Idade do Ferro, entre os meados/finais do séc. VIII e os inícios do séc. VII a. C.
O modelo de ocupação territorial que explica a existência de uma cabana datada deste momento, aparentemente isolada nas margens de uma ribeira, é difícil de esclarecer. É possível que esta ocupação esteja relacionada com o processo de desestruturação do povoamento ocorrido no final da Idade do Bronze, consequência do impacto provocado pelos contactos com o mundo mediterrânico.
No entanto, a identificação de cada vez mais sítios datados do Bronze Final em zonas de planície, sem qualquer preocupação defensiva, mostra também que a continuidade do povoamento de planície nesta época de restruturação é uma realidade cada vez mais a ter em avaliação no momento de definir em que moldes se processou a transição para a Idade do Ferro.