Circuito Hidráulico de São Matias, Romeirã 4
No âmbito da execução do Circuito Hidráulico de São Matias, os trabalhos arqueológicos realizados no sítio da Romeirã 4 (São Matias, Beja) foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA S.A. e decorreram entre os dias 29 de Julho e 12 de Agosto de 2015.
A intervenção consistiu no alargamento de uma das sondagens (sondagem 1) realizada pela equipa afecta aos trabalhos prévios de Minimização de Impactes da referida empreitada, num total de 36 m2, para diagnóstico e caracterização dos vestígios arqueológicos aí identificados. A área foi definida de acordo com os objectivos propostos, com a área de afectação, com os vestígios existentes à superfície e considerando as condições do terreno.
O alargamento desta sondagem permitiu identificar um conjunto de estruturas correspondentes ao aproveitamento hídrico do Barranco de Mata Frades, que teria sido desactivado numa segunda fase de utilização do local. Esta desactivação foi acompanhada pela construção de dois pisos em opus signinum cuja funcionalidade não foi possível aferir devido à ausência de estruturas associadas aos mesmos no espaço intervencionado.
Este local deveria corresponder a um pequeno sítio associado à exploração de recursos agrícolas no âmbito do espaço rural da cidade de Pax Iulia.