Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Monte dos Escanchados 2
Os trabalhos realizados no sítio Monte dos Escanchados 2, inseridos na execução do Bloco de Rega Roxo-Sado (Fase de Obra), decorreram entre os dias 28 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2015. Foram realizadas oito sondagens manuais com o objectivo de caracterizar um conjunto de realidades de possível interesse arqueológico.
As áreas de escavação atribuídas eram de tamanho reduzido, mas permitiram registar a presença de duas áreas arqueológicas diferenciadas. A potência da estratigrafia arqueológica revelou-se escassa em todos os casos, excepto na estrutura negativa escavada na sondagem 2, que atingia os 70 cm de profundidade. Nas restantes áreas escavadas a potência oscilou entre os 15 e os 45 cm.
Na parte mais elevada da encosta suave do terreno localizava-se uma das áreas arqueológicas. Nesta área foram escavadas duas estruturas negativas (sondagens 1 e 2) com materiais de cronologia romana, sem que fosse possível determinar a sua funcionalidade.
A outra área arqueológica encontrava-se na zona média (sondagens 3 e 4) e final (sondagens 6, 7 e 8) da encosta do terreno, onde se concentravam seis estruturas negativas com sinais de combustão, bastante próximas e de características semelhantes. Tratavam-se de simples negativos escavados em níveis naturais, sem a presença de elementos estruturantes e sem qualquer material arqueológico ou macro-resto orgânico associados. Os dados não permitiram determinar a sua cronologia assim como uma possível relação com as estruturas da área situada na parte elevada do terreno.
Na sondagem 5 foi escavada uma estrutura negativa não relacionada com nenhum dos dois conjuntos descritos, aparentemente de origem natural.
Após a conclusão da intervenção, e já reiniciada a escavação da vala de rega, a fiscalização arqueológica da obra solicitou a realização da limpeza manual dos restos rubefactos presentes nos níveis naturais em que foram escavados os negativos das sondagens 4 e 6, assim como um resto de enchimento da estrutura negativa da sondagem 2.