Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Vale Verde 1
Os serviços arqueológicos realizados no sítio Vale Verde 1, no quadro da execução do Circuito Hidráulico de Roxo-Sado e respectivo Bloco de Rega (Fase Prévia à obra), foram adjudicados pela EDIA, S.A. e decorreram entre os dias 28 e 29 de Outubro de 2014.
Assinalado e inventariado com o n.º 12 na sequência de prospecções arqueológicas realizadas durante o processo de Avaliação de Impacte Ambiental, este sítio corresponde a uma ocorrência patrimonial localizada numa área a afectar pelas infraestruturas a construir. Trata-se de um conjunto incaracterístico de fragmentos de cerâmica de construção (telha) e de cerâmica comum, identificados à superfície.
Foram realizadas dez sondagens de diagnóstico, com meios mecânicos, que permitiram caracterizar a estratigrafia da área. Sob os níveis de utilização agrícola do terreno, identificou-se o substrato geológico. Apesar de na encosta onde se realizaram estas sondagens se observarem ocasionais fragmentos cerâmicos incaracterísticos, durante os trabalhos de escavação não se identificaram materiais ou contextos arqueológicos preservados.
Uma vez que não foram identificados vestígios arqueológicos preservados no decorrer destes trabalhos, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico dos trabalhos com afetação do subsolo associados ao desenvolvimento do projecto.