Blocos de Rega de Vale do Gaio, Monte do Azinhal
Esta intervenção foi realizada no sítio do Monte do Azinhal (Vila Nova da Baronia, Alvito), no quadro da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução dos Blocos de Rega de Vale do Gaio (Fase de obra). Adjudicada à ERA-Arqueologia pela EDIA, S.A., teve lugar entre os dias 15 e 17 de Julho de 2015.
No âmbito das ações de acompanhamento de obra associadas a este projeto, havia sido identificada, junto ao PK 0+500 da C3 de Baronia Baixo, uma estrutura já afectada e visível apenas em corte.
Perante estes contextos, foi programada a realização de uma sondagem arqueológica, numa área total de 9 m², que permitisse a sua caracterização. Esta sondagem foi implantada no local de acordo com a área de afectação e com os vestígios existentes à superfície, ladeando a vala de obra a Norte e Sul.
A sua escavação permitiu observar um pequeno murete em alvenaria irregular, bastante afectado, sem materiais arqueológicos ou outros contextos preservados associados. Ao nível da sua interpretação deveria corresponder a um pequeno muro de divisão de propriedade, considerando a sua construção algo tosca e a ausência de materiais arqueológicos.
Concluídas as medidas de minimização específicas para as ocorrências presentes na área de afectação directa da obra, preconizou-se o acompanhamento arqueológico de todas as acções que envolvessem a remoção de terras durante a execução do projecto.