Blocos de Rega de Vale do Gaio, Monte do Vale do Hospital 2
Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no sítio Monte do Vale do Hospital 2 (Torrão, Alcácer do Sal), no âmbito da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução dos Blocos de Rega de Vale do Gaio (Fase de obra). Adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA S.A., decorreram nos dias 14 a 16 de Abril de 2015.
Realizou-se uma sondagem implantada sobre uma mancha de forma sub-circular, parcialmente afectada na metade oeste durante a decapagem mecânica decorrente da execução da obra, e que corresponderia a uma estrutura negativa. À superfície dessa mancha era possível observar alguma cerâmica pertencente ao enchimento da estrutura.
A escavação desta realidade arqueológica permitiu a identificação de um enchimento sedimentar com cerâmica do período Moderno e, sob este, um depósito de areias com intercalações silto-argilosas, características de ambientes aquáticos de baixa energia. Durante a escavação identificou-se ainda uma estrutura alongada de tipo “valado” cortando, junto ao topo, a estrutura circular. Seria uma estrutura que serviria para drenar águas e relacionada com a estrutura circular (poço).
Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos. Deste modo, não se justificou a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de ações que envolvessem a remoção de terras.