Blocos de Rega de Vale do Gaio, Pocinho

Estes trabalhos no sítio do Pocinho foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA S.A., tendo sido concretizados no dia 29 de Janeiro de 2015. Ocorreram no âmbito da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução dos Blocos de Rega de Vale do Gaio (Fase de obra).

No decurso do acompanhamento de obra associado ao desenvolvimento do projecto, fora identificado, junto ao PK 5+225 da C1.5 e CP de Alvito Baixo, um depósito com alguns materiais arqueológicos. Perante estes contextos, foi programada a realização de duas sondagens arqueológicas de 2 x 2 m, numa área total de 8 m², visando caracterizar esta realidade.

Considerando que a área de implantação da sondagem 2 se encontrava junto de um poço e do seu nível freático, os trabalhos foram iniciados na sondagem 1. A sua escavação permitiu observar que se tratava de um depósito de aluvião, acumulado sobre o substrato geológico e seguindo a sua pendente voltada a Norte. Este depósito caracterizava-se pela presença de alguns fragmentos de cerâmica comum, incaracterísticos e de difícil atribuição cronológica.

Não foram identificados contextos preservados associados a esta realidade.

Face à ausência de contextos arqueológicos e ao tipo de realidade estratigráfica observada, considerou-se não ser necessário proceder à realização da referida 2.ª sondagem, devendo os trabalhos de escavação prosseguir nesta localização com acompanhamento arqueológico.

 

Cofinanciado por: