EN 374-2, Km 1+500, Reabilitação de Aterro (Loures)
As ações de prospeção arqueológica sistemática realizadas no âmbito do empreendimento EN 374-2, Km 1 + 500, Reabilitação de Aterro (Loures) decorreram de uma solicitação das Estradas de Portugal S.A. Os trabalhos foram executados entre os dias 7 e 23 de Maio de 2013.
Esta empreitada consistia na demolição e reconstrução de parte do aterro rodoviário existente ao km 1 + 500 da EN374-2, localizado no concelho de Loures, recorrendo-se para o efeito a trabalhos de terraplenagem associados a dispositivos de drenagem interna e superficial, bem como a operações complementares acessórias.
Ao km mencionado verificou-se um fenómeno de instabilização global do aterro, traduzido por rotura e assentamento da plataforma, ao longo de uma extensão de 50 metros, que condicionava a circulação rodoviária e cujo agravamento poderia comprometer a integridade e segurança da via.
Após os trabalhos de pesquisa e prospeção, não foi identificada qualquer ocupação antiga neste local, devendo, no entanto, assinalar-se que, devido a esta área ter sido já aterrada, não foi possível observar o solo original. Além disso, a prospeção na área circundante foi dificultada pela reduzida visibilidade.
No que se refere às áreas de estaleiro, também não se observaram quaisquer vestígios de natureza patrimonial, razão pela qual se consideraram viáveis para os fins a que se destinavam. As restantes, depósito e empréstimo, já se encontravam referenciadas como áreas afetas a estes destinos, razão pela qual não foram objecto de prospeção.
Considerando que esta empreitada apenas incidiria sobre aterros de cronologia contemporânea relacionados com a construção da EN 374-2, e que os trabalhos a realizar no local não teriam qualquer impacto sobre elementos patrimoniais, não foram propostas medidas de minimização adicionais.